Devocional por Gerson Mourão

Sexta-feira,  8 de Abril, 2011 
VERSÍCULO: Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”. (Lucas 22:41-42)
 PENSAMENTO: Jesus expressou seus sentimentos com sinceridade a Deus. Uma coisa é se rebelar contra Deus. É outra coisa se abrir diante dEle. Embora Jesus estivesse decidido a fazer a vontade de seu Pai, ele também falou abertamente com Deus de seu medo e receio. Se você enfrenta agora ou um dia enfrentar uma crise de obediência a Deus, lembre-se do exemplo de Jesus. A vontade de Jesus era diferente da vontade do Pai. Ele confessou isso ao Pai e pediu outra saída. Mas, quando Jesus viu que não havia outro caminho, ele se submeteu. Estas palavras frisam bem que a morte de Jesus não foi nenhuma derrota. Ela foi, do começo ao fim, uma vitória para Deus e seu glorioso Filho Jesus. Na hora da sua decisão, confie em seu Pai. Seja qual for a consequência, faça tudo para a honra e glória de Deus. Você verá no final que a vontade dEle é sempre melhor.
 ORAÇÃO: Não há outro caminho, senão aquele que o Senhor nos mostrar. Amado Pai, mostre-nos sempre o seu caminho e permita que tenhamos fé suficiente para trilhá-lo. Sabemos que seguindo apenas mais um pouco adiante encontraremos Jesus à nossa espera. Em nome de seu Filho Amado nós oramos. Amém.

Quinta-feira,  7 de Abril, 2011
VERSÍCULO: Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram. Chegando ao lugar, ele lhes disse: “Orem para que vocês não caiam em tentação”. (Lucas 22:39-40)
 PENSAMENTO: Um provérbio dinamarquês diz “Ninguém pode ser pego num lugar que ele não visita.” A oração, focalizando nossas mentes em Deus, nos guia pelas veredas da vontade dEle. Concentrando em Deus e na vontade dEle por meio da oração, corremos muito menos risco de cair em pecado. Nós não estaremos lá onde Satanás quer nos pegar. O sentido de “cair em tentação” é de sucumbir à força dela, de ceder à tentação e pecar. A exortação de orar, repetida em v. 46, lembra que Jesus ensinou os discípulos a pedirem ao Pai (em oração) para não os deixar cair em tentação (11:4). Quantas instruções o Senhor nos dá que, na hora, não parecem tão importantes, mas, que descobrimos depois serem cruciais à nossa sobrevivência. Em momentos de perigo a melhor posição do guerreiro de Deus é de joelhos dobrados. É isso que Jesus fará em seguida. Que Deus nos ajude a lembrar o exemplo do nosso Mestre.
 ORAÇÃO: Pai Santo, não há exemplo melhor do que Jesus na guerra espiritual que é travada a cada dia ao nosso redor. Obrigado por Jesus, pelo exemplo e pelas palavras dEle. Obrigado pela oração que nos une a Ele e ao Senhor e nos leva adiante na batalha da fé. Em nome do Santo Guerreiro oramos. Amém.

Quarta-feira, 6 de Abril, 2011
VERSÍCULO: Está escrito: ‘E ele foi contado com os transgressores’; e eu lhes digo que isso precisa cumprir-se em mim. Sim, o que está escrito a meu respeito está para se cumprir”. Os discípulos disseram: “Vê, Senhor, aqui estão duas espadas”. “É o suficiente!”, respondeu ele .(Lucas 22:37-38)
 PENSAMENTO: O que estava para se cumprir sobre Jesus era sua morte entre dois criminosos na cruz. Estes eram os “transgressores”. A rejeição de Jesus já havia começado e estava caminhando rapidamente para seu desfecho trágico. Mas, os discípulos também seriam rejeitados e tratados como “transgressores”. A diferença é que Jesus estava preparado e pronto para ir à morte. Os discípulos ainda pensavam em lutar para se proteger. Eles entenderam literalmente as palavras de Jesus sobre a espada. A Revista e Atualizada traduz melhor a resposta do Senhor: “Basta!”. O que ele está dizendo é “Chega dessa conversa!” Jesus não iria pelo caminho da luta armada, nem fugiria do seu destino. Vivemos numa época de bastante tranquilidade para muitos Cristãos. Apesar da violência generalizada dos grandes centros urbanos, não é por motivo de fé em Jesus que a maioria de nós sofremos agressões. Mas, este dia pode chegar, e talvez antes do que esperamos. Quando esse dia chegar, a melhor defesa é a armadura de Deus (Efésios 6:10-20). Será que estamos fazendo os preparativos necessários para esta guerra? Será que estamos perseverando em oração por todos os santos, especialmente aqueles em lugares onde são tratados como “transgressores”? Veja mais sobre as necessidades deles em www.portasabertas.org.br
ORAÇÃO: Senhor dos Exércitos, dê a seu povo a visão para enxergar quantos dos nossos irmãos já sofrem perseguição e até morte por causa de Jesus. Abra nossos olhos e ouvidos, Pai. Que sejamos guerreiros de oração pela igreja perseguida onde ela se encontra. Em nome do Rei, oramos. Amém.

Terça-feira,  5 de Abril, 2011
VERSÍCULO: Ele lhes disse: “Mas agora, se vocês têm bolsa, levem-na, e também o saco de viagem; e se não têm espada, vendam a sua capa e comprem uma”. (Lucas 22:36)
 PENSAMENTO: Na primeira missão dos discípulos, Jesus os queria dependentes de Deus. Por isso ele os enviou sem provisão. Agora, precisam estar prontos para lidar com a oposição que irão enfrentar. Antes eles podiam esperar hospitalidade. Agora enfrentarão hostilidade. A situação mudou dramaticamente e Jesus quer convencer os discípulos disso. T.W. Manson observou que a referência à espada neste texto "não diz nada diretamente a respeito da questão de se resistência armada à injustiça e o mal é justificável". Provavelmente a referência à espada foi mais uma forma de Jesus mostrar aos discípulos que o confronto e o conflito estavam iminentes. Ele se expressou, como era seu hábito às vezes, em termos humanos ao se referir à espada. Porém, o fato que logo em seguida Jesus limita o número de espadas a duas, e mais adiante repreende Pedro quando usou a espada (22:49-51), demonstra que Jesus não estava incentivando uma defesa ou revolta armada. O Senhor que podia comandar legiões de anjos para lutar pela sua vida declarou aos homens que “todos os que empunham a espada, pela espada morrerão” (Mt 26:52). Como a igreja em Atos demonstrou, as armas de defesa e ataque dos discípulos foram a fé, a oração e o poder do Espírito Santo (Atos 4:25-31). Numa revolução dessas, embora a batalha imediata e visível possa parecer perdida, os seguidores de Jesus são sempre vencedores. Quais as armas que você está acostumado a usar?
 ORAÇÃO: Pai santo e poderoso, obrigado por me lembrar que já tenho todas as armas que preciso. Obrigado por me dar Jesus, O Vencedor de todas as batalhas desta vida e do porvir. Em nome de meu Senhor eu oro. Amém.

Segunda-feira,  4 de Abril, 2011
 VERSÍCULO: Então Jesus lhes perguntou: “Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou sandálias, faltou-lhes alguma coisa?” “Nada”, responderam eles. (Lucas 22:35)
 PENSAMENTO: Parece que estamos sempre sentindo falta, querendo, desejando mais alguma coisa. Já temos tanto que falta lugar para guardar tudo, mas, parece que sempre falta só mais uma coisa. Nunca tem fim. Os discípulos saíram na sua primeira missão sem nada além da roupa no corpo. Desprovidos e desprevenidos. De mãos vazias. Porém, de uma coisa estavam cheios – Jesus no coração. Não é isso que às vezes nos falta? Não é isso que nos faz sentir que alguma coisa ainda falta? Será que não é isso – simplesmente Jesus – e mais nada, que nos falta? Quando Jesus encher de verdade o seu coração, você não sentirá falta de mais nada.
 ORAÇÃO: Pai, eu tenho medo de pedir que o Senhor tire de mim as coisas que ficam entre mim e Jesus. Se for isso que eu preciso pedir, então peço que o Senhor me dê a coragem que preciso para fazer apenas esse pedido. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

Domingo,  3 de Abril, 2011
VERSÍCULO: Mas ele (Pedro) respondeu: “Estou pronto para ir contigo para a prisão e para morte”. Respondeu Jesus: “Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece”. (Lucas 22:33-34)
 PENSAMENTO: Jesus orou por Pedro porque Pedro merecia? Não. Ele orou porque Pedro precisava. É a única condição necessária para que oremos por alguém – que ele(a) precisa. E muitas vezes, como justamente aqui, ela nem sabe que precisa. Quantas vezes alguém deve ter orado por nós, e na ignorância nos achamos fortes, quando na realidade estávamos caindo? Tem alguém precisando das suas orações agora? É difícil orar por ele, por ela? Pense em Jesus e Pedro.
 ORAÇÃO: Pai, agradeço-lhe por todas aquelas pessoas que oraram por mim quando eu precisava. E tantas vezes eu realmente precisava e nem sabia. Ajude-me a enxergar aqueles ao meu redor que agora precisam das minhas orações. Quero entrar nessa grande corrente de intercessão e fazer a minha parte. Agradeço-lhe pelo privilégio.Em nome de Jesus. Amém.

Sexta-feira, 01 de Abril, 2011
VERSÍCULO: “…para que a sua fé não desfaleça”. (Lucas 22:32)
 PENSAMENTO: Jesus não se ofereceu para ficar no lugar de Pedro. Ele não prometeu um resgate dramático. Ele não deu a Pedro poderes miraculosos para enfrentar a provação. Jesus viu o perigo em toda sua dimensão – e orou. Às vezes a única coisa que Deus espera de nós é que nos importemos o suficiente para interceder, para orar. Será que tem alguém que precisa das suas orações agora mesmo? Quantas pessoas enfermas você conhece? Quantas pessoas precisam de libertação e de um milagre? Quantas pessoas você conhece que ainda não confessou JESUS como seu único e suficiente salvador? Enfim quantas pessoas  à sua volta estão desenganadas e sem motivos para viver por causa de sua falta de fé. Deus está falando contigo que ele conta com você para levar uma palavra de amor, esperança e salvação a muitos que nem sequer ouviram falar de JESUS, ele manda eu te lembrar que JESUS disse um dia:   ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15
ORAÇÃO: Pai, tem alguém cuja fé está desfalecendo, alguém que eu conheço? Ajude-me a saber quem precisa das minhas orações. Agradeço-lhe pela honra de interceder por alguém como meu Mestre fez por Pedro e por mim. Agradeço pela fé que o Senhor tem dado a mim e por me fortalecer através das orações de tantos outros. Em nome e por amor de Jesus que eu oro. Amém.

Quinta-feira, 31 de Março, 2011
VERSÍCULO: "Mas eu orei por você..." (Lucas 22:32)
 PENSAMENTO: Já abandonado por todos, humilhado pelos seus inimigos, torturado e crucificado. E, qual a preocupação de Jesus? Ele estava preocupado com Pedro, um dos que iam abandoná-lo. Jesus estava orando por Pedro. Se chegarmos a duvidar se Cristo nos ama, ou nos perdoa, ou nos quer, estas preciosas palavras nesta hora dramática na vida de Jesus devem selar para sempre nossa confiança no amor dele.
ORAÇÃO: Pai querido, eu sei que o amor de Jesus por mim é um fato porque ele o declarou vez após vez. Mas, ajude-me a sentir a plena convicção deste amor. Ajude-me a conhecer não só a grandeza, mas o poder do amor de Jesus por mim e por todos. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

Quarta-feira, 30 de Março, 2011
VERSÍCULO: “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo”  (Lucas 22:31)
PENSAMENTO: O assunto ainda é domínio e autoridade. Agora Jesus alerta a Pedro (e aos outros) que o inimigo, insaciável, quer domínio sobre todos. As mesmas palavras servem para nós. Satanás só não nos busca para peneirar se ele já estiver nos dominando. A imagem é de dar medo. Estamos na mira do maior e mais poderoso inimigo que a raça humana já enfrentou. Se Jesus vê a necessidade de nos alertar, é preciso ouvir o alerta e tomar atitudes à altura. Qual a sua reação?
 ORAÇÃO: Pai amado, eu sei que a minha única esperança diante de um inimigo como Satanás é que Jesus sabe o que eu enfrento e ele está pronto para me ajudar. Ajude-me a jamais largar a mão dele, ou sair do lado dele, ou duvidar do amor dele por mim. Perdoe-me quando tenho feito isso. Proteja-me do meu inimigo. No nome do meu Salvador eu oro. Amém.

Terça-feira, 29 de Março, 2011
 VERSÍCULO: “Vocês são os que têm permanecido ao meu lado durante as minhas provações eu lhes designo um Reino, assim como meu Pai o designou a mim, para que vocês possam comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel.” (Lucas 22:28-30)
 PENSAMENTO: Embora nunca deva ser nosso motivo de agir, Jesus está atento ao nosso sacrifício e esforço – e haverá recompensa. Só no Evangelho de Mateus, Jesus fala nove vezes em “recompensa” ou “galardão”. Jesus, não estava induzindo os discípulos a tentarem merecer a salvação. A recompensa que ele promete é sempre muito além de qualquer mérito ou esforço. E ela só é prometida àqueles que não estão a buscando e sim àqueles que buscam servir seu Rei. Deus está atento ao seu esforço e sacrifício. E haverá recompensa. Imagine como vai ser! Você pode confiar em Jesus que valerá qualquer esforço que você fizer para ele.
 ORAÇÃO: Pai Celestial, pode ser que não terei nem trono nem cadeira no porvir. Mas, sei que aquilo que o Senhor tem reservado para mim é mais maravilhoso do que palavras podem expressar.  Aguardo na certeza de que estarei feliz pela eternidade só de ficar na sua presença e ver o seu rosto sorrindo para mim. No gracioso nome de Jesus eu oro. Amém.

Segunda-feira, 28 de Março, 2011
VERSÍCULO: “Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve.” (Lucas 22:27)
 PENSAMENTO: Quantas vezes não tentamos demonstrar nosso "domínio" de uma situação quando nem conseguimos controlar nosso próprio temperamento? Jesus demonstrou o domínio mais difícil de conquistar – o de si mesmo. Maior, sem dúvida, serei, quando conseguir dominar a mim mesmo e servir a outros - quaisquer outros - com a mesma naturalidade de Jesus. "O Deus, ajude-nos a ser mestres de nós mesmos para que possamos ser servos de outros." Como é difícil ser um servo, não só nos momentos e situações que nós escolhemos, mas, em cada oportunidade que Deus escolher para nós. Quando Deus pode nos chamar a servir quando e como ele quiser, aí começaremos a conhecer a grandeza do nosso Mestre. Está pronto para servir?
 ORAÇÃO: Pai, por todos nós que temos sido chamados para ministérios ou áreas de influência na sua amada Igreja, rogamos que o Senhor nos dê a humildade de Jesus. Conceda-nos, por favor, o domínio próprio, antes de autoridade e o poder sobre nós mesmos, antes que o poder sobre os outros. Em nome do Rei Jesus, oramos. Amém.

Domingo, 27 de Março, 2011
VERSÍCULO: Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles seria o maior. Jesus lhes disse: “Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores. Mas, vocês não serão assim. Ao contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa, como o que serve.” (Lucas 22:24-26)
 PENSAMENTO: Os valores do Reino, mais uma vez, são o contrário daqueles do mundo. Temos que impor domínio e controle, não nos outros, mas em nós mesmos. É a minha vontade que tem que se submeter às necessidades dos outros. É lá que veremos quem é realmente maior no Reino. Esta palavra foi dada àqueles que mais tarde seriam chamados “colunas” da igreja. Se você exerce qualquer influência na igreja hoje, é preciso se perguntar se os mais novos se identificam com você, e se você lidera por posição ou por serviço.
 ORAÇÃO: Pai, eu preciso da sua ajuda. É difícil me tornar novo e confesso que é muito mais fácil governar do que servir. Mas, confio que o Senhor há de formar em mim um coração como o de Jesus, que era Mestre dos escravos do Reino. Ajude-me a ser cada vez mais como Ele. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

Sábado, 26 de Março, 2011
VERSÍCULO: “O Filho do homem vai, como foi determinado; mas ai daquele homem por quem é traído! E começaram a perguntar entre si qual deles iria fazer aquilo.(Lucas 22:22-23)
PENSAMENTO: Se foi “determinado” que Jesus seria sacrificado, até que ponto aquele que o traiu tem responsabilidade pelo que fez? Uma resposta é que Deus determinou que Jesus teria que morrer para que nossos pecados fossem perdoados. Deus sabia quem seria o traidor. Mesmo assim, Judas ainda tinha uma escolha. A maior prova disso é que Jesus ofereceu o cálice e o pão da ceia para o próprio Judas. O que levou Judas a se perder não foi o ato de traição em si. Foi que, ao trair Jesus, Judas traiu o Filho de Deus que se oferecia como sacrifício por todos os pecados. Não foi Jesus que rejeitou Judas. Foi Judas que rejeitou Jesus. A decisão de Judas naquele momento provou isso. O lamento de Jesus não foi apenas pela traição em si, mas, porque a traição do Salvador do mundo significava que Judas já estava selando sua própria condenação. Se ele não aceitava Jesus como Salvador, não havia mais ninguém para perdoá-lo. Sejamos atentos e vigilantes, pois nosso adversário “anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pe 5:8). Creia em Jesus e abra seu coração para Ele. Busque Jesus com todo seu coração, em cada área da sua vida. Somente Ele pode lhe mostrar se há alguma sombra em você que precisa ser expulsa pela Luz.
ORAÇÃO: Santo Deus, somente o Senhor tem o poder para nos curar da doença do pecado. Quando pecamos, ajude-nos a buscar a mão de Jesus e aceitar o seu perdão. Que a nossa fé nEle seja sempre suficiente para confiarmos em Seu grande amor. Em nome de Jesus suplicamos. Amém.

Sexta-feira, 25 de Março, 2011
 VERSÍCULO: “Mas eis que a mão daquele que vai me trair está comigo à mesa” (Lucas 22:21)
 PENSAMENTO: A mão de Judas estava na mesa, tomando o pão, passando o cálice, mas, o seu coração estava em outro lugar. É fácil odiar Judas pela traição e desprezá-lo pela falsidade. Ele ficou lá ouvindo as palavras de Jesus sobre serviço, atento ao ensino do Mestre sobre unidade. E o tempo todo planejando traição. Mas, quantas vezes, ao tomar a ceia, minha mente não estava em outro lugar? Quantas vezes com o gosto do pão e o sabor do suco ainda na minha boca, eu deixei meu coração enveredar por caminhos escuros? E se aconteceu dois minutos, duas horas ou dois dias depois, qual a diferença? Minha mão também esteve à mesa quando eu não era digno. O que preciso lembrar é que, mesmo sabendo disso, Jesus ainda passou o pão e o cálice para Judas. E cada vez que eu tomo a ceia ele ainda passa para mim. “Grande” é uma palavra muito pequena para descrever este amor. Mas, este é o amor de Jesus por mim e por você.
 ORAÇÃO: Bendito Senhor, como palavras falham para expressar o quanto nós lhe devemos. Obrigado pela ceia. Obrigado por passar o pão e o cálice, de mão em mão, de geração em geração até que chegou a nós. Que a ceia seja celebrada entre nós com o mesmo amor com qual foi entregue por Jesus. Em nome de Seu Filho oramos. Amém.

Quinta-feira, 24 de Março, 2011
 VERSÍCULO: Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é o novo testamento no meu sangue, derramado em favor de vocês”. (Lucas 22:20)
 PENSAMENTO: Na velha aliança, Deus selou seu compromisso com seu povo com o sangue de animais (Exô 24:8; Heb 9:18-22). No entanto, o sangue de animais, embora derramado ano após ano, nunca podia remover pecados, como lembra o autor da carta aos Hebreus (Heb 10:1-4). Então, como podia ser? Como é que Deus poderia perdoar os pecados meus e seus de uma vez por todas? Apenas um poderia se oferecer para aquele sacrifício. Nas palavras que Jesus pronunciou sobre o cálice ouvimos a sua escolha. Como Max Lucado bem nos lembra, “a cruz não foi nenhum acidente”. Foi a escolha de Jesus, a decisão dEle. Por quê? Porque Ele tanto nos amou. Quando Ele disse “em favor de vocês”, seu nome estava incluído nas últimas cinco letras daquela frase. Você ainda está livre para resistir, negar, rejeitar. Muitos o fizeram, e Jesus garantiu a liberdade de cada um para fazer exatamente esta escolha. Mas um dia eles se arrependerão. E não será só por causa do sofrimento eterno. Será mais ainda por causa do grande amor que desperdiçaram. Quando você olhar para Jesus lembre-se do seu grande amor e que Ele um dia também lembrou de você.
 ORAÇÃO: Maravilhoso Deus, somos e sempre seremos devedores a Jesus. Mas agradecemos que, mesmo com uma dívida que nunca podíamos pagar, Ele se deu por nós. Quando participamos na ceia ajude-nos a lembrar que Jesus lembrou de nós quando foi instituída. Em nome de seu Filho Amado agradecemos. Amém.

Quarta-feira, 23 de Março, 2011
 VERSÍCULO: Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: isto é meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. (Lucas 22:19)
 PENSAMENTO: A palavra “graças” traduz “eucaristeo” de onde vêm nossas palavras “eucaristia” e “caridade”. Jesus deu graças pelo pão que simbolizava seu corpo que ainda seria crucificado. É preciso lembrar que nessa hora Jesus ainda tinha seu corpo, ele ainda podia desistir. Ele sabia claramente e em detalhes tudo que estava prestes a sofrer. Mesmo assim, ele não só escolheu dar sua vida como sacrifício, mas ele agradeceu a Deus pela oportunidade. Já pensou em agradecer a Deus pela oportunidade de sofrer? Foi isso que Jesus fez. Ele agradeceu. Ele deu. Eucaristia. Caridade. Até o nosso vocabulário é influenciado pelos atos de Jesus. Certamente vale a pena lembrá-lo, suas palavras e tudo que ele fez por nós. Lembre disso na próxima vez que você for tomar a santa ceia.
 ORAÇÃO: Senhor amado, nenhuma palavra que temos pode descrever nossa gratidão por tudo que o Senhor fez por nós. Mas queremos agradecer e queremos também compartilhar com outros a abundante graça que o Senhor derramou em nossas vidas por meio de Jesus. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Terça-feira, 22 de Março, 2011
 VERSÍCULO: Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: “Tomem isto e reparti-o aos outros. Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus”. (Lucas 22:17-18)
PENSAMENTO: As palavras de Jesus dão a entender que ele tomou um único cálice e passou entre os discípulos. Isso não quer dizer que para sermos fiéis à ceia original temos que passar um único copo entre nós. Mas nos lembra que Jesus estava unindo com o cálice, todos os que foram unidos a Ele pelo seu sangue. Dá para imaginar cada discípulo pegando, tomando e passando aquele cálice para o outro. O que redimia, o que dava vida, o que representava o sangue de Deus, cada um compartilhou com o outro. Há diferença de opinião sobre se Jesus compartilhou do cálice ou não. Mas uma coisa sabemos – Ele não tomará de novo até que possa tomá-lo com todos os salvos no Reino de Deus. A próxima vez que você tomar a ceia, lembre-se como ela lhe une não só a Jesus, mas a seus irmãos em Cristo também. E se tiver qualquer coisa - opinião, ofensa ou até pecado - que lhe separe dos seus irmãos, deixe o sangue de Jesus lavar aquilo também. Não foi para isso que o sangue dele foi derramado?
ORAÇÃO: Nosso Deus e Pai, cada palavra de seu filho abre páginas de significado para nós. Cada gesto dEle revela uma nova magnitude de sentido em coisas que antes nem percebemos. Obrigado por tudo que Jesus é e tudo que Ele fez por nós. Que possamos conhecer cada vez mais nosso precioso Salvador. Em nome de Jesus e por amor a Ele oramos. Amém.

Segunda-feira, 21 de Março, 2011
 Assista ao vídeo e seja abençoado(a):  
VERSÍCULO: “Pois eu lhes digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de DEUS”.(Lucas 22:16)
 PENSAMENTO: A Páscoa lembrava um evento do passado. Deus libertou seu povo da escravidão no Egito. A ceia do Senhor, que está sendo instituída agora, antecipa um evento futuro – quando todos os filhos do Reino estarão presentes, para sempre, no Reino de Deus. Este é o cumprimento pelo qual Jesus vai esperar. Naquele Dia haverá outro banquete no qual irão participar todos os salvos em Cristo Jesus (Lc 13:29; Apoc 19:7-9). Jesus vai estar lá também lembrando sua última Páscoa. Até então ele não celebrará mais este momento. Por quê? Porque ele está esperando o dia em que vai poder celebrar com todos nós, juntos no Céu. Há uma pessoa pela qual ele morreu para que pudesse estar lá – você. Não deixe seu lugar naquela mesa vazia. Jesus está lhe esperando. Tem alguma coisa que você precisa fazer para que a espera dele não esteja em vão? Será que você está preparado para se assentar à mesa com Cristo?
 ORAÇÃO: Deus santo e venerável, nenhum de nós merece o sacrifício que Jesus fez por nós. Mas, ele já fez e está esperando por nós. Dê-nos a devida urgência para que não percamos esta grande bênção que foi reservada para nós. No nome dAquele que nos aguarda na eternidade, oramos. Amém.

Domingo, 20 de Março, 2011
Assista ao vídeo e seja abençoado(a):  
VERSÍCULO: Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se e disse-lhes: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer.”(Lucas 22:14-15) 
PENSAMENTO: Jesus usou a palavra “desejo” (epithumia) como substantivo e verbo. É como se ele estivesse dizendo “Com desejo tenho desejado comer esta Páscoa com vocês…”. Deus tem desejos? O criador do universo e tudo que existe anseia alguma coisa? Sim. Deus havia desejado comer uma certa refeição com estes doze homens. Homens de pés e mãos sujos. Homens de corações contaminados com egoísmo e inveja. Homens que, apesar de protestos de inocência e bravura, em poucas horas iam trair, negar e fugir. Todos. Por que Jesus desejou tanto comer esta refeição com estes homens? Porque era a Páscoa. A refeição que lembrava a libertação dos escravos. Como estes homens precisavam ser libertos! Como nós precisamos!  
ORAÇÃO: Meu Senhor e Salvador, ninguém compreende um amor tão grande como o seu. Mas, preciso tentar. Obrigado por essas palavras que revelam o quanto Jesus pode amar um pecador como eu e o quanto Ele anseia a minha salvação. Em nome do seu Filho eu oro. Amém. 

Sábado, 19 de Março, 2011
 VERSÍCULO: ..."e digam ao dono da casa: O Mestre pergunta: Onde é o salão o qual poderei comer a Páscoa com os meus discípulos? Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, toda mobiliada. Façam ali os preparativos". Eles saíram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Então, prepararam a Páscoa. (Lucas 22:11-13)
PENSAMENTO: Preparado. Tudo. Naquela hora, naquele dia, e na minha vida toda. Há coisas que ainda não sei que vou precisar, mas Jesus sabe e já providenciou. Não é por acaso que a fé se traduz em paz sobre o amanhã. Será que você pode confiar nEle? Será que ainda dá para duvidar? E, se o Senhor lhe chamar para participar nesta providência, a servir a Ele ou outros de alguma forma, ainda dá para questionar se ele consegue lhe capacitar? É claro que ele consegue. Então vá adiante na obra que ele preparou para você hoje. Se você ainda não sabe o que é, peça a ele em oração, escute o que ele está dizendo na Palavra. E confie. Confie. 
ORAÇÃO: Pai, eu quero confiar, mas preciso de ajuda para confiar mais. Obrigado por Sua paciência. Ajude-me a confiar mais no Senhor. Obrigado também pelo privilégio de participar na sua providência. Digno de toda honra é o Senhor. Amém.

Sexta-feira, 18 de Março, 2011
Assista ao vídeo e seja abençoado(a):
 VERSÍCULO: Finalmente, chegou o dia dos pães sem fermento, em qual importava sacrificar a pascoa. Jesus enviou Pedro e João, dizendo: “Vão preparar a refeição da Páscoa”. “Onde queres que a preparemos?”, perguntaram eles. Ele respondeu: “Ao entrarem na cidade, vocês encontrarão um homem carregando um pote de água. Sigam-no até a casa em que ele entrar…”(Lucas 22:7-10
PENSAMENTO: Se não cremos no Evangelho, estas palavras são mera lenda. Mas, se cremos, como é que Jesus sabia que iam encontrar aquele homem para os levar a justamente aquela casa? Jesus havia providenciado não só o local, mas o momento em tempo para poder chegar lá. Jesus conseguiu providenciar estas coisas porque ele é Deus. Mas, ao mesmo tempo que ele é Deus, ele também se tornou servo, assumindo o serviço até de um escravo. A água naquele cântaro, por acaso ia ser usada para lavar alguma coisa? Até isso Jesus providenciou. Será que ainda dá para duvidar que Jesus vai providenciar tudo que precisamos?
 ORAÇÃO: Meu Deus, como é que eu posso duvidar que o Senhor é o Deus vivo e verdadeiro? Perdoe-me e me ajude a crer ao ponto de viver o que eu creio. Ajude-me também a ser, como o Senhor, um servo, aonde quer, e com quem quer que seja que o Senhor me chamar a servir. Em Cristo Jesus eu oro. Amém.

Quinta-feira, 17 de Março, 2011
 VERSÍCULO: E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação”;(Apocalipse 5:9)
PENSAMENTO: Digno! Que palavra linda! Para nós que somos discípulos de Jesus, sabemos de somente um que é verdadeiramente digno. Ele é digno para abrir o pergaminho e revelar o futuro. Ele é digno de louvor e adoração. Por quê? Porque mesmo sendo santo, perfeito e celestial, sua morte na cruz para comprar nosso perdão e salvação o fez digno. E ele não se sacrificou apenas por nós, mas também por pessoas de todas as raças e línguas e culturas. A mensagem divina de salvação e de vida eterna não está limitada a uma cultura, raça ou nação em especial. Qualquer um que se aproxime de Jesus com arrependimento e fé será aceito e fará parte de seu reino. Ele Jesus, o Senhor é digno e somente Ele!
 ORAÇÃO: Santo Cordeiro de Deus, o Senhor é digno! O Senhor é digno da minha adoração e amor. O Senhor é digno do meu louvor e minha devoção. E Santo Pai, agradeço-Lhe por seu plano de enviar Jesus para me salvar. Por causa da sua graça em Jesus, quero viver a minha vida em devoção ao Senhor e à Sua vontade. Por favor, perdoe-me pelas vezes que desvio do seu caminho. Obrigado por me dar a oportunidade de voltar ao Senhor. No nome de Jesus, seu santo Cordeiro morto em prol dos meus pecados ofereço meu amor e gratidão. Amém.

Quarta-feira, 16 de Março, 2011
 VERSÍCULO: “Eu lhes asseguro que onde quer que o evangelho for anunciado,também o que ela fez será contado em sua memória.” Então Judas Iscariotes, um dos Doze, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes a fim de lhes entregar Jesus. A proposta muito os alegrou, e lhe prometeram dinheiro. Assim, ele procurava uma oportunidade para entregá-lo. (Marcos 14:9-10)
 PENSAMENTO: Hoje, milhares de anos depois, e milhares de quilômetros distantes, as palavras de Jesus continuam sendo cumpridas. O que Maria de Betânia fez ainda é lembrado. Qualquer ato, por menor que seja, feito por causa de Jesus, pode ganhar proporções que jamais imaginamos. O mesmo pode acontecer com atos feitos em rebeldia contra Deus. Judas, como Maria de Betânia, se envolveu num serviço valioso que seria lembrado por toda a história. Judas, que aparentemente se preocupava com o bem que o dinheiro podia fazer, se enveredou para o caminho do mal que o dinheiro também pode levar. Onde estava o coração dele? Onde está o nosso? Talvez agora possamos entender porque Jesus valorizou tanto os motivos e o coração. Vamos seguir o exemplo de Maria de Betânia e dedicar nossas vidas a servir a Jesus.
 ORAÇÃO: Querido Pai, posso nunca fazer algo que será lembrado para sempre. Mas quero que tudo que faço com a vida que o Senhor me deu seja para a honra e glória de Jesus, e que, ao olharem para mim, as pessoas lembrem dEle. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

Segunda-feira, 14 de Março, 2011
 VERSÍCULO: “Pois os pobres vocês sempre terão com vocês, e poderão ajudarem quando quiserem. Mas a mim vocês nem sempre terão.” (Marcos 14:7)
 PENSAMENTO: Às vezes olhamos a pobreza tão grande que nos cerca (especialmente no “terceiro mundo”), e pensamos que não podemos fazer nada. Jesus não estava dizendo que o fato de haver tanta pobreza nos dispensa da responsabilidade de ajudar. É possível ajudar pessoas necessitadas sempre e a qualquer hora. Jesus, no entanto, só estava aqui por um breve período. Naquele momento Maria resolveu agir. Foi nesse sentido que Jesus defendeu a ação dela. Para Jesus, cada indivíduo tem um valor incalculável. É este valor que nosso Senhor vê quando olha para cada um de nós. F. D. Bruner observou o contraste entre os valores dos discípulos e do Mestre: “Os discípulos estão dispostos a machucarem uma mulher que está lá por causa dos pobres que não estão. Jesus não está disposto a servir os pobres (plural) às custas de uma mulher (singular). Ele não deixará uma pessoa ser sacrificada no altar de um princípio.” Princípios são importantes, mas, pessoas são mais ainda. Diferentes pessoas servem a Deus de diferentes maneiras e cabe a Deus colocar na balança suas ações e seus motivos. Talvez seja por isso que “cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus” (Rom 14:12).
 ORAÇÃO: Pai justo e eterno, graças lhe dou porque serei julgado por um Senhor que conhece bem meu coração. Ajude-nos a sermos tão misericordiosos com os outros tanto quanto queremos que o Senhor seja conosco. No nome do nosso Rei oramos. Amém.

Domingo, 13 de Março, 2011
 VERSÍCULO: Faltavam apenas dois dias para a Páscoa e para a festa dos pães sem fermento. Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando um meio de flagrar Jesus em algum erro e matá-lo. Mas diziam: “Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo”. Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso, aproximou-se dele certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.Alguns dos presentes começaram a dizer uns aos outros, indignados: “Por que este desperdício de perfume? Ele poderia ser vendido por trezentos denários, e o dinheiro ser dado aos pobres”. E a repreendiam severamente. “Deixem-na em paz”, disse Jesus. “Por que a estão perturbando? Ela praticou uma boa ação para comigo.”(Marcos 14:1-6) 
PENSAMENTO: Não foi só Judas que criticou a boa ação de Maria. Evidentemente, todos os discípulos reclamaram daquilo que Maria fez. Há uma certa lógica na queixa deles. Ninguém mandou Maria ungir Jesus assim, muito menos o próprio Mestre. O que ela gastou foi um grande valor, o equivalente ao salário de um ano de trabalho. Ela poderia ter feito algo bem mais discreto. Havia muitos pobres e necessitados que poderiam ser ajudados com esse mesmo valor. No relato de Mateus, Jesus havia acabado de ensinar sobre a ajuda aos necessitados sendo um critério no dia de julgamento (Mt 25:31-46). Portanto, a crítica dos discípulos parece válida. Mas era justamente contra esta crítica que Jesus reagiu. O que o Senhor estava defendendo não era tanto o ato de Maria em si, como o direito de Maria escolher como ela queria adorá-Lo. Outras pessoas vão servir a Deus e adorá-Lo de forma diferente de nós. É possível imaginar alguém até fazendo algo que nós consideramos inapropriado. Mas, antes de condenar ou criticar um ato feito para honrar Jesus, vamos lembrar a lição dos discípulos e Maria. Jesus não defendeu tanto o que Maria fez em si, quanto o motivo pelo qual ela agiu. É bom saber que servimos a um Senhor que leva em consideração nossos motivos. Nós também devemos considerar sempre os motivos dos outros que querem servi-Lo e segui-Lo. Já que só Jesus pode julgar motivos, talvez devamos deixar esse trabalho para Ele.
ORAÇÃO: Pai bendito, é certo que vamos ver outros servindo ou adorando ao Senhor de formas e meios diferentes daquilo que nós aprendemos. Que o Senhor, que sabe julgar corações, possa ver neles os mesmos bons motivos que nós queremos ter. E se não houver, ou neles ou em nós, que o Senhor possa ajudar cada um a seguir e servir com o mesmo amor que Maria de Betânia. Obrigado por preservar para nós o exemplo dela. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Sábado, 12 de Março, 2011
 VERSÍCULO: “E o escriba lhe disse: Muito bem, mestre, e com verdade dissestes que há um só DEUS e que não existe outro além dele. E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda alma, e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas”.Vendo que ele tinha respondido sabiamente, Jesus lhe disse: “Você não está longe do Reino de Deus”. Daí por diante ninguém mais ousava lhe fazer perguntas. (Marcos 12:32-34)
PENSAMENTO: Já imaginou Jesus falando estas palavras para você? Este homem compreendeu a essência de tudo que Deus espera. Mas, a compreensão não é o suficiente. Não sabemos se ele finalmente entrou no Reino. É possível estar bem perto, à beira da entrada, mas nunca entrar. Nosso entendimento tem que ser convertido em ação, como nós temos que ser convertidos em discípulos, seguidores e imitadores de Jesus. Se você já compreende o que Deus espera, não fique contente com isso – vá em frente e comece as mudanças, arrependa-se mesmo dos seus erros e pecados, e siga Jesus Reino adentro. O Reino está aberto, diante de todos, mas, cada um tem que tomar os passos necessários para entrar. Aquele homem havia compreendido o propósito da lei de DEUS, que fora tantas vezes enfatizado no AT: a verdadeira obediência vem do coração. Como todas as leis no antigo testamento apontam para CRISTO, o próximo passo dele seria crer no Senhor JESUS. Mas talvez esse fosse o passo mais difícil a dar. Você já deu um passo em direção a JESUS?  Você já começou a caminhar com CRISTO? Ele está aí batendo à sua porta! Como você está recebendo a sua palavra? Quer caminhar com JESUS? Então tome uma decisão  e receba Jesus como seu único, suficiente e eterno salvador.
ORAÇÃO: Pai Santo e venerável, obrigado por revelar a nós as chaves para entrar no Reino dos Céus. Dê-nos agora a determinação que precisamos para seguir Jesus em cada passo que precisamos andar. Obrigado por nos confiar tamanha bênção. Em nome de Jesus agradecemos.

Sexta-feira, 11 de Março, 2011
VERSÍCULO: “O segundo (mandamento) é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que este”. (Marcos 12:31)
PENSAMENTO: O segundo mandamento tem em comum com o primeiro o amor. O amor ao próximo é diferente do amor a Deus. Como observou Ezra Gould em seu comentário sobre o Evangelho de Marcos, “O amor a si mesmo já existe, monopolizando o homem. O mandamento é para subordiná-lo ao amor a Deus, e coordená-lo com o amor pelo próximo.” O homem naturalmente busca seu próprio bem. A vontade natural do homem é de cuidar de si, cuidar de todas as suas necessidades. Jesus não diz que não podemos cuidar de nós mesmo. Porém, se podemos dirigir nosso olhar para nosso próximo com um cuidado igual, é garantido que ele terá suas necessidades supridas também – todas elas. Estes mandamentos são os maiores porque nos levam a cumprir tudo para o qual Deus nos criou, e foram lembrados ao longo do Novo Testamento (Mt 19:19; Lc 10:27; Rom 13:9; Gal 5:14; Tg 2:8; 1 João 4:20-21). Se você se deparar com uma situação em que houver dúvida sobre o que fazer, é só perguntar – qual o curso ou ação que mais demonstrará amor a Deus e amor ao seu próximo? É por aquele caminho que o discípulo de Jesus andará nos passos do Mestre.
ORAÇÃO: Nosso amado Pai, o Senhor tem muitos filhos. Nós sabemos amar a nós mesmos, mas às vezes esquecemos de amar igualmente aos seus outros filhos. Obrigado por nos lembrar que este amor por eles faz parte do nosso amor ao Senhor. Que sejamos cada vez mais como a grande família que o Senhor espera reunir um dia no nosso lar celestial. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Quinta-feira,  10 de Março, 2011
VERSÍCULO: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e todo teu entendimento e de todas as suas forças; este é o primeiro mandamento”. (Marcos 12:30)
PENSAMENTO: O “todo” repetido quatro vezes nos lembra que Deus nos amou com tudo, dando do melhor que tinha - seu único Filho. Ele não espera menos de nós. O propósito de Deus é de nos proporcionar as bênçãos que vêm quando damos o melhor que temos. O homem ou a mulher que ama a Deus de todo seu coração não amará as outras pessoas menos. Ele ou ela amará pais, cônjuge, filhos e todos ao seu redor como nunca os amou antes, porque os amarão como Deus os ama. Se você ama a Deus de toda sua alma, então suas intenções e toda sua vontade serão orientadas pela vontade de Deus e você será um instrumento de bênçãos dEle para todos em sua vida. Finalmente, aquele que de si mesmo dá tudo para Deus, receberá de volta tudo que deu em forma de bênçãos eternas.
ORAÇÃO: Querido Pai, como seus ensinos são valiosos, sobretudo quando os recebemos com os olhos da fé. Obrigado por nos chamar à entrega total. O Senhor é digno de nada menos que isso, e nós queremos lhe servir com tudo que somos. Em nome e por amor a Jesus oramos. Amém.

Quarta-feira,  9 de Março, 2011
VERSÍCULO: Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que tinha uma boa resposta, perguntou-lhe: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?” Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor’.” (Marcos 12:28-29)
PENSAMENTO: As verdades e as respostas mais importantes no Reino de Deus não são difíceis de entender. Deus não brinca conosco. Ele não esconde aquilo que é pertinente à vida eterna nem à vida aqui. Não é preciso ser perito em hermenêutica nem seguir um caminho complicado de deduções ou inferências. As coisas mais importantes são reveladas e conhecidas. Os líderes religioso daqueles dias, como alguns de hoje, entesouraram suas tradições e consagraram suas interpretações ao ponto que ninguém mais sabia o que era realmente importante para Deus. Daí o motivo da pergunta. A resposta de Jesus é simples e começa com uma palavra fundamental – Escute! Ouça! Os homens falam demais sobre Deus, e escutam muito pouco o próprio Deus. Podemos até dizer que a quantidade e o volume de coisas ditas pelo homem a respeito de Deus muitas vezes impede que o próprio Deus seja ouvido. Talvez foi isso que Jesus quis dizer quando chamou nossa atenção pelo fato de que há um só Deus e devemos ouvir a Ele e Ele só. Nas suas leituras e meditações até em devocionais como este, não deixe de escutar a plena palavra de Deus. Leia sua Bíblia, escute e siga o que ela está dizendo. Isto é o mais importante.
ORAÇÃO: Maravilhoso Deus, o Senhor não esconde nada de nós. Está tudo revelado para quem quiser ver e ouvir. Dai-nos ouvidos para ouvirmos a voz do Senhor e discernimento para separar o que homens falam do Senhor e o que o Senhor mesmo fala para nós. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Terça-feira,  8 de Março, 2011
VERSÍCULO: “Portanto, eu lhes digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.  E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados.” (Marcos 11:24-25)
PENSAMENTO: Alguns intérpretes vêem estes dois versículos como ditados isolados, sem ligação. No entanto, se compreendemos quão importante a reconciliação, fruto do perdão, era para Jesus, nós vemos como um anda junto com o outro. Como é que Deus pode ouvir as orações de um filho que não perdoa outro? É certo que nosso perdão eterno também depende disso. Mas, se queremos que Deus nos ouça aqui temos que perdoar como já fomos perdoados. Meu perdão é uma fonte inesgotável de bênçãos para outros, desde que eu esteja disposto a dá-lo. A partir do momento em que eu recuso dar do meu perdão, como é que eu posso pedir qualquer outra coisa a Deus?
ORAÇÃO: Pai bondoso, o Senhor derramou a riqueza do seu perdão sem limites na minha vida. Eu às vezes seguro meu perdão como se fosse a única coisa que me resta. Perdoe-me por isso e ajude-me a ver quão rico em perdão eu sou e a reconciliar-me com meu irmão. Em nome de Jesus eu oro. Amém. 

Segunda-feira,  7 de Março, 2011
VERSÍCULO: De manhã, ao passarem, viram a figueira seca desde as raízes. Pedro disse a Jesus: “Mestre! Vê! A figueira que amaldiçoaste secou!” Respondeu Jesus: “Tenham fé em Deus. Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.”
(Marcos 11:20-23)
PENSAMENTO: “Este monte” seria o Monte das Oliveiras, uma massa de rocha e terra que seria impossível imaginar ser levantada e jogada no mar. O ponto de Jesus não era que Deus atende a qualquer capricho nosso. Muito pelo contrário. pediremos muitas coisas que Deus não dará, porque fariam mal a nós ou a outros. Outras coisas que pedimos Deus não dará porque nós começaríamos a pensar que foi pela nossa fé. A fé não é para estar em nós, ou em nossas palavras, ou até no “poder da oração”. Tudo isso desvia nossa atenção daquilo que mais precisamos. “Tenha fé em Deus” Jesus disse. Nossa fé tem que estar em Deus. Temos que reconhecer que tudo que há de maravilhoso ou simplesmente de bom vem de Deus. É para Ele que precisamos olhar e é nEle que precisamos confiar. O milagre não é a mudança da montanha. O milagre é a mudança da nossa vontade. Ó Deus como precisamos crer no Senhor!
ORAÇÃO: Pai Santo, como precisamos crescer ainda. Damos glórias ao Senhor porque, apesar de todas nossas falhas, o Senhor ainda opera através de nós e ainda nos abençoa. Obrigado por seu grande amor por nós. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Domingo,  6 de Março, 2011
VERSÍCULO: No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome. Vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos. Então lhe disse: “Ninguém mais coma de seu fruto”. E os seus discípulos ouviram-no dizer isso. (Marcos 11:12-14)
PENSAMENTO: Este é o único milagre em que Jesus faz algo destrutivo em todo o Evangelho. O fato também que “não era tempo de figos” aumenta nossa perplexidade diante da ação do Senhor. Embora tenha sido um evento real, o que temos aqui é uma parábola vivida. Jesus gostava de ensinar com elementos do cotidiano como fez com um pedido de água à mulher Samaritana (João 4:6-11) e a moeda do imposto (Mt 22:16-22), ilustrando assim verdades espirituais. Na cena seguinte (vv. 15-18) Jesus entra no templo e expulsa os cambistas e vendedores. No templo havia muita “folhagem”, muita atividade “religiosa”, mas, não havia o fruto que Deus queria – santidade e amor a Deus. Os líderes religiosos, ao invés de reconhecerem e adorarem ao Filho de Deus, por ciúmes decidiram matá-Lo. A parábola vivida da figueira ilustra que Deus quer não só folhagem, mas, fruto e que haverá um dia, quando menos se espera, um julgamento. Jerusalém, como a figueira, estava prestes a ser condenado pela sua falta de fruto. Será que, com tudo que Deus tem dado a nós, seu Filho, as Escrituras, o Espírito Santo e a Igreja estamos produzindo o fruto para o qual fomos criados? Você tem fruto ou só folhagem?
ORAÇÃO: Santo Deus, eu fui criado para trazer glória ao Senhor e para produzir muito fruto para o Reino. Às vezes eu esqueço que a vida que tenho não é minha. Ajude-me a ver como posso Lhe servir e aonde estão as obras que o Senhor preparou de antemão para mim. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

Sábado, 5 de Março, 2011
VERSÍCULO: Quando os outros dez ouviram essas coisas, ficaram indignados com Tiago e João, Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.” (Marcos 10:41-44)
PENSAMENTO: Buscar grandeza é algo natural no homem. Querer se destacar faz parte do nosso DNA emocional. Jesus não nega este desejo. Ele apenas aponta para um caminho onde menos imaginamos encontrar grandeza – o caminho de submissão e serviço. É servindo aos outros que alguém se torna grande no Reino. Este serviço não se limita a cultos de oração e momentos de louvor. De fato, lá onde mais parecemos espirituais é que às vezes menos o somos. Recebemos muito benefício e nos sentimos bem espirituais. Mas, de fato estamos servindo muito pouco. É fácil servir em momentos “espirituais” assim. Difícil é ser espiritual com pano de chão e vassoura, em visita ao hospital do câncer ou limpando o quintal de uma viúva. É difícil servir no momento espontâneo que o Senhor joga em nosso caminho, quando não temos tempo e estamos com tudo pronto para servir de outra forma mais “espiritual”. Se você quer servir a Jesus, é preciso deixar Ele decidir onde e quando e como Ele quer usar seu serviço. Ser “escravo de todos” significa abrir mão de decidir com quem e quando e como vai servir. Isso não é nada fácil. Estás pronto para servir?
ORAÇÃO: Querido Pai, ensina-nos a amar o serviço que Jesus amou, longe de conforto e reconhecimento. Ajude-nos a despertar para as oportunidades de servir que o Senhor coloca diante de nós quando menos esperamos. Seu filho foi o melhor exemplo vivo disso. Queremos ser como Ele. Ensine-nos, por favor. Em nome de Jesus agradecemos. Amém.

Sexta-feira,  4 de Março, 2011
VERSÍCULO: Eles responderam: “Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e outro à tua esquerda”. Disse-lhes Jesus: “Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado?” “Podemos”, responderam eles. Jesus lhes disse: “Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados”. (Marcos 10:37-40)
PENSAMENTO: O que Jesus respondeu ao pedido de Tiago e João ele poderia dizer para tantos pedidos nossos. “Vocês não sabem o que estão pedindo”. Realmente não sabemos. Tantos de nós podemos dar graças a Deus que ele não nos permitiu casar com aquele ex-namorado ou conquistar aquele emprego que tanto sonhamos. Quantos pedidos para ganhar a loteria Deus na sua misericórdia não atendeu porque sabia que aquele dinheiro e tudo que trazia ia nos destruir? E quanto caráter não foi destilado no forno do sofrimento e privação? O cálice que o Senhor lhe deu é amargo? Se foi Ele que lhe deu, então beba até o fim e um dia você o levantará numa saudação de agradecimento no Reino dos Céus. Não era para Tiago e João subirem para lugares privilegiados ao lado de um trono na terra. Se a história está certa, seu destino aqui era de descer até as profundezas do martírio. Não era o que eles esperavam. Não foi o que pediram. Mas, era o que Deus havia reservado. Agora, diante do trono, eles estão. O caminho foi longo para chegarem lá. Não há lugar melhor do que aquele onde Jesus lhe quer. Como diz aquela canção “quando Jesus passar eu quero estar no meu lugar.”
ORAÇÃO: Aba Pai esqueça, por favor, minhas reclamações sobre o lugar onde o Senhor me colocou. Se for aqui que preciso estar para acompanhar Jesus nesta vida, não há lugar melhor. Graças lhe damos por todas as vezes quando o Senhor não nos deu o que pedimos. Dai-nos somente o que o Senhor sabe que é bom. Pois é isso que mais queremos. Em nome de Jesus agradecemos. Amém.

Quinta-feira, 3 de Março, 2011
VERSÍCULO: “E em nenhum outro há salvação; porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos”.Atos 4:12
PENSAMENTO: Ao passo em que muitos substitutos já foram oferecidos pelo Messias, somente o verdadeiro Messias salva. Enquanto muitas vezes vivemos para muitos senhores, somente um Senhor nos liberta do pecado e morte. Muitas pessoas agem negativamente ao fato de não existir um outro nome além de JESUS ao qual possam clamar por salvação. Mas isto não foi algo que a Igreja decidiu, foi o ensinamento do próprio Senhor Jesus Cristo. Enquanto dizem que há muitos caminhos que nos levam a Deus, Jesus insiste que Ele é o único caminho (JESUS disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai se não por mim. João 14:6). Então, somos direcionados a uma última realidade: acreditamos que a salvação existe somente em Jesus, ou não?  É nossa escolha. Mas, o que decidimos sobre Jesus na verdade é uma decisão sobre tudo. Jesus é seu Senhor? Senão, então, por favor, reconsidere a sua decisão, porque a Bíblia diz: “Salvação não é achada em mais ninguém”. Os cristãos devem ter a mente aberta para muitos assuntos, porém não devem questionar por intermédio de quem somos salvos do pecado, afinal nenhum outro mestre ou intercessor religioso poderia morrer por nossos pecados; nenhum outro veio à terra como o único Filho de Deus, e nenhum outro ressuscitou dos mortos. Nosso foco dever estar em Jesus, que foi dado pelo pai como mediador (Porque há um só DEUS, e um só mediador entre DEUS e os homens, Jesus Cristo Homem. 2 Timóteo 2:5), a fim de que o homem pudesse ter um relacionamento eterno com DEUS. NÃO EXISTE QUALQUER OUTRO NOME OU CAMINHO QUE NOS LEVE A DEUS, SOMENTE JESUS! Pense nisso e busque ter um encontro pessoal com JESUS, recebendo-o como Senhor e único salvador de sua vida! Entregue seus caminhos a JESUS e verás o que ele fará em sua vida. Se você decidir entregar sua vida a JESUS, abra uma Bíblia e leia o que está escrito no livro de Romanos capitulo 10 do versículo 9 ao 12 confessando seus pecados e viverás eternamente ccom DEUS.
ORAÇÃO: Obrigado, Todo Poderoso Deus, por escolher compartilhar a sua graça comigo através de Jesus. Que eu nunca fale o nome de Jesus em vão. Que Jesus venha e reine como Senhor no meu coração e na minha vida. Que Jesus seja visto na maneira que trato os outros. Que Jesus saiba que não há nenhum outro rival na minha dedicação a Ele. No precioso nome de Jesus, seu Filho e meu Salvador, eu oro. Amém.

Quarta-feira,  2 de Março, 2011 
VERSÍCULO: Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir”. “O que vocês querem que eu lhes faça?”, perguntou ele. (Marcos 10:35-36)
 PENSAMENTO: Será que Deus cansa dos nossos pedidos, sobretudo quando o tratamos como um gênio? Ao invés de esfregar a lâmpada, nós esfregamos nossas mãos em oração e rogamos para Deus fazer o que nós pedimos. É verdade que fazemos muitos pedidos para outras pessoas. Mesmo assim, quantas vezes não pedimos que Deus faça o que nós queremos? O entusiasmo e expectativa de Tiago e João revelam um fato triste. Eles não tiveram a menor compreensão do que Jesus acabara de anunciar – que Ele seria traído, condenado, escarnecido e morto de forma bárbara. É como se Jesus tivesse descrito uma coroação luxuosa com pompa e honras de estado, e não uma vergonhosa humilhação pela qual ele, o Rei dos Reis, teria que passar. Mais uma testemunha do incrível amor de Jesus é que ele não reagiu, perguntando o que os irmãos não entenderam na palavra “crucificação”. Mas, Jesus, mesmo olhando para Jerusalém e a sombra da cruz, gentilmente pergunta “O que vocês querem que eu lhes faça”? Quantas vezes Deus não têm feito a mesma pergunta para nós? O que é que temos pedido? Poder para negar o mais forte desejo que arde dentro de nós? Força para amar o pior inimigo? Quando será que vamos estar prontos para pedir nada mais e nada menos do que apenas o que DEUS quer para nós? 
ORAÇÃO: Pai benigno, como o Senhor tem sido paciente para comigo. Perdoe meu egoísmo. Perdoe a minha soberba de pensar que eu sei o que realmente preciso. Não leve em conta a minha ignorância. Faça o que o Senhor sabe que é melhor para mim. Em nome do meu Salvador eu oro. Amém.

Terça-feira, 01 de Março, 2011 
VERSÍCULO: “Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra.” (Lucas 21:34-35)
 PENSAMENTO: "Se você tentar falar sobre esportes ou negócios com um homem que está morrendo, ele não terá mais interesse. Ele vê outras coisas como mais importantes. Pessoas que estão morrendo reconhecem o que nós muitas vezes esquecemos - que estamos todos na beira de um outro mundo." Você consegue ver aquele mundo? Você acredita nas palavras de Jesus que, a qualquer momento, de forma totalmente surpreendente, este mundo, e quase tudo nele que hoje consideramos importante vai acabar? Entraremos então em outro mundo, com outros valores, onde aquilo que valorizamos e procuramos neste mundo será julgado. Você está pronto para aquele momento? Jesus nos lembra aqui que a tentação continuará até o fim. Muitos que começaram bem a vida Cristã não irão terminar. Qual será o seu fim? O que enche seu coração hoje, o que ocupa sua mente, seu tempo e sua energia neste dia é um bom indicador de como será o seu futuro eterno. Viva hoje como se amanhã você fosse encontrar o seu Senhor. Ele mesmo lhe chamou a viver assim.
ORAÇÃO: Misericordioso Pai, não merecemos nem o dia de hoje, nem esta hora em que estamos orando ao Senhor. Mas, pela graça do Senhor a temos. Que possamos viver não só este momento em oração, mas, todas as horas que teremos até o dia do juízo, como o povo que sabe que aquele dia virá inesperadamente para todos. Que seja uma boa surpresa para nós. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Segunda-feira, 28 de Fevereiro, 2011 
VERSÍCULO: “Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão” (Lucas 21:33)
 PENSAMENTO: No ano 2007, o dia 07 de julho teve um número recorde de casamentos, apostas e outras particularidades. Muitas pessoas acreditaram que o dia 07/07/07 traria muita sorte no amor, nas finanças e provavelmente em outras coisas ainda. No entanto, aquele dia singular passou. Como o dia de hoje passará. E nunca mais voltará o dia desta data por toda a eternidade. Fortunas passam, saúde passa, até amor, infelizmente, muitas vezes passa. Toda a criação pode passar. Porém, aquele que deu vida à criação pela sua palavra não mudará. Daqui a um ou cem ou mil anos, o que Jesus disse terá o mesmo valor, o mesmo peso e o mesmo efeito. Confie em Jesus. Coloque sua esperança nEle. Sabe porque Jesus foi até a cruz, para cumprir as promessas feitas sobre Ele? Porque Ele não queria que tivéssemos nenhum motivo para duvidar do imenso amor que Ele tem por nós. Ele disse que lhe ama. Agora basta você crer e viver como quem realmente crê.
ORAÇÃO: Santo e eterno Senhor, vimos tantas vezes pessoas próximas e queridas dizendo uma coisa e depois fazendo outra. É difícil pensar em alguém que não tenha falhado na sua palavra. Mas, Jesus é fiel. Tudo que Ele fez e tudo que Ele passou simplesmente provaram quão digno Ele é de nossa plena confiança. Num mundo que muda tanto e tão rápido, é bom saber que temos um Salvador que é fiel e que sempre foi e sempre será. Louvado seja o nome de Jesus. Amém.

Domingo, 27 de Fevereiro, 2011
 VERSÍCULO: “Eu lhes asseguro que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam.” (Lucas 21:32)
 PENSAMENTO: Esta frase de Jesus é um dos grandes enigmas de tudo que Ele falou sobre o fim dos tempos. Como é que "esta geração" não poderia passar até que ele voltasse, se toda aquela geração passou há vinte séculos e Jesus ainda não retornou? A solução está no significado da palavra "geração". Ela pode significar todas as pessoas nascidas num determinado período histórico (Lc 7:31; 17:25), um tipo de povo, como uma geração "incrédula" ou "perversa" (Lc 9:41; 11:29), ou todo o povo do mundo (Lc 16:8). Uma outra solução seria que Jesus estava se referindo à geração que iria ver os sinais que ele acabou de descrever (21:25-28). O ponto de Jesus seria que, uma vez que a consumação comece, não demorará para chegar o fim. Ou seja, quando os sinais aparecerem, Jesus voltará dentro daquela geração. Jesus ensinou que ninguém sabe o dia e a hora em que ele voltará (Mt 24:36; Mc 13:32; Lc 12:46). Mas ele ensinou também que haverá sinais de um período histórico no qual aquela volta acontecerá. É como Darrell Bock explica em seu comentário, "a geração que vê o começo do fim verá também o fim." Para os incrédulos, será um dia de total e terrível surpresa. Para os que crêem e estão atentos às palavras de Jesus, será a confirmação da sua maior esperança. Que tipo de dia será para você? E seus pais, seus parentes e colegas - que tipo de dia será para eles? Você está orando e atuando para que eles também estejam prontos quando aquele dia chegar?
 ORAÇÃO: Eterno e bondoso Senhor, é tão bom saber que não temos que nos preocupar com o fim deste mundo. Nosso Pai, que nos ama além da nossa compreensão, além dos limites de tempo e espaço, está em controle de todas essas coisas. Querido Pai, opere nas vidas de nossos parentes e amigos que ainda não estão preparados para aquele dia. Que cada um de nós possa ser um instrumento útil nas mãos do Senhor para este fim. Em nome do Rei Jesus oramos. Amém. 

Sábado, 26 de Fevereiro, 2011 
VERSÍCULO: Ele lhes contou esta parábola: “Observem a figueira e todas as árvores, quando elas brotam, vocês mesmos percebem e sabem que o verão está próximo. Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo.” (Lucas 21:29-31)
PENSAMENTO: Algumas vezes Jesus deu a entender que o Reino de Deus já havia chegado (Lc 9:27; 11:20; 17:21). Outras vezes, como aqui, ficamos com a impressão de que ainda não chegou (veja Lc 10:9, 11; 13:28-9; 22:16-18). O povo aguardava ansiosamente o Reino, e Jesus precisou corrigir noções equivocadas sobre sua vinda (19:21). A melhor explicação é que O Reino de Deus veio em parte naqueles dias, mas, virá na sua plenitude com a volta do Senhor. Onde Jesus reina aqui em corações e mentes, em vidas e ações - o Reino já chegou. Colhemos bênçãos e benefícios só deixando Jesus viver em nós e através de nós. No entanto, o Reino não veio ainda na sua totalidade porque os homens ainda têm o livre arbítrio para escolher fazer a sua vontade e rejeitar a vontade de Deus. Ainda não gozamos do Reino de Deus em toda sua plenitude. Mas, aquele dia virá com a volta triunfante do nosso Senhor. Quando estiver próximo já saberemos. Ó dia de glória! Maranata Jesus!
 ORAÇÃO: Grandioso Salvador, às vezes quando somos machucados ou frustrados ansiamos a volta do Senhor. Outras vezes, quando vemos quantos ainda estão fora do Reino, queremos que o Senhor espere mais. Que bom que o dia da vinda de Jesus não depende de nós. O Senhor voltará no dia, na hora e no instante que melhor servirá aos eternos propósitos de Deus. Ajude-nos a continuar semeando o Evangelho, fazendo discípulos e preparando o povo do Senhor para aquele glorioso dia. No bendito nome de Jesus oramos e agradecemos. Amém.

Sexta-feira, 25 de Fevereiro, 2011
 VERSÍCULO: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, nações em angústia e perplexidade com o bramido e a agitação do mar. Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados. Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória. Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês”. (Lucas 21:25-28 )
PENSAMENTO: Estas palavras de Jesus não se referem à destruição de Jerusalém, mas, à segunda vinda do Senhor. O que sobreveio a Jerusalém é apenas uma amostra do que acontecerá com o mundo inteiro no juízo. Embora os sinais serão motivo de terror para alguns, para aqueles que esperam no Senhor serão sinais de júbilo e vitória. Enquanto este dia não chegar, se você sofre pelo nome de Cristo, se tem dias em que é difícil erguer a cabeça, Jesus está anunciando para você que o dia virá em que ele mesmo voltará para levantar seu semblante. Não será por causa dos seus atos ou esforços. Será pelo sacrifício dEle. Mas, Ele deu sua vida por você, justamente para que os dias do seu sofrimento tenham um fim glorioso e um sentido eterno. Espere em Jesus. Confie nEle. O dia da redenção vem - e naquele dia você dirá a Jesus, sobre tudo que você passou - "Meu Senhor, valeu!" 
ORAÇÃO: Nosso Rei e Redentor, conceda aos fiéis que passam por provações e provocações, a graça de perseverar até o fim. Fortifique-os pelo Espírito com todo poder nos seus corações. Que a volta do Senhor seja para eles um dia de alegria e júbilo. Não os deixe enfrentar tentação maior que a fé que eles têm. Em nome de Jesus suplicamos por nossos irmãos. Amém.

Quinta-feira, 24 de Fevereiro, 2011
 VERSÍCULO: “Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando! Haverá grande aflição na terra e ira contra este povo. Cairão pela espada e serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram.” (Lucas 21:23-24)
PENSAMENTO: Segundo o historiador Josefo, o ataque do exército Romano a Jerusalém resultou na morte de mais de um milhão de pessoas, e cerca de cem mil levadas como prisioneiros. Deus queria evitar tamanha tragédia e sofrimento. Ele fez de tudo para poupar o povo que ele criou, preparou e chamou para um reino eterno. Mas, a destruição do povo de Israel é nada comparada com a destruição que espera a humanidade, se não houver arrependimento e uma aceitação da graça de Deus antes do dia de julgamento. Veremos vizinhos, parentes e amigos juntos com os milhões de outros perdidos, se não os persuadirmos antes a voltarem para Jesus. Vamos escutar o alerta de Jesus para todo homem e mulher que ainda está vivo hoje. Creia no filho de Deus. Submeta-se a ele como Senhor e Salvador. Deus é capaz de salvar cidades e povos inteiros, como ele fez com o povo de Nínive (Lc 11:32). Mas, os servos dele têm que pregar as Boas Novas. Será que o povo de Deus de hoje percebeu qual é seu verdadeiro papel? 
ORAÇÃO: Bendito é o Senhor que espera pacientemente enquanto um povo demora a escutar o Evangelho. Bendito é o Senhor que espera enquanto seu povo demora a pregar o Evangelho. Bendito o nome do Senhor que enviou seu Filho para uma morte terrível, enquanto os irmãos dele muitas vezes esquecem o quanto o Senhor fez para que seus vizinhos fossem salvos. Bendito o nome do Senhor para todo o sempre. Lembre-nos, Pai, que nós não temos todo o sempre. Nós só temos esta vida. Que possamos acordar e assumir com toda garra a missão gloriosa que o Senhor conferiu a nós. Em nome do Salvador do Mundo nós oramos. Amém.

Quarta-feira, 23 de Fevereiro, 2011 
VERSÍCULO: “Quando virem Jerusalém rodeada de exércitos, vocês saberão que a devastação está próxima. Então os que estiverem na Judéia fujam para os montes, os que estiverem na cidade saiam, e os que estiverem no campo não entrem na cidade. Pois esses são os dias da vingança, em cumprimento de tudo o que foi escrito.” (Lucas 21:20-22 )
PENSAMENTO: Estas palavras de Jesus não se referem ao fim dos tempos, mas, à destruição de Jerusalém que ocorreu no ano 70 d.C. em cumprimento a várias profecias (Isa 34:8; Jer 6:1-8; Dan 9:26; Oseías 9:7; Miq 3:12). Deus alertou seu povo por centenas de anos e por várias vozes, todas as quais sendo ignoradas. Finalmente, ele enviou seu Filho, que avisou pessoalmente da conseqüência de desprezar a oportunidade que Deus estava dando (Lucas 13:34-35; 19:41-44). De fato, alguns poucos atenderam o alerta de Jesus. Quando viram a cidade sitiada fugiram para Pella, nas montanhas do outro lado do Jordão. Esses Cristãos foram poupados enquanto o resto do povo que desprezou a palavra de Deus se perdeu. Hoje uma grande massa de homens e mulheres vivem como se Deus não existisse e sua Palavra fosse um mito. O dia chegará em que todos verão a conseqüência desta ignorância. Antes de aquele dia chegar, vamos aproveitar cada oportunidade para chamar nossos parentes, amigos, colegas e vizinhos a conhecerem e a obedecerem a nosso Senhor Jesus Cristo. É a nossa vez agora de fazer o chamado.
 ORAÇÃO: Não sabemos como o Senhor não cansa de chamar e esperar que nosso povo se arrependa e volte para Jesus. Perdoe nossa geração, Senhor. Conceda-nos ousadia e perseverança no chamado de todos próximos a nós. Que mais e mais de nossos parentes, amigos e colegas encontrem abrigo em Cristo Jesus antes que venha a destruição do dia de julgamento. Obrigado pelo tempo que o Senhor tem nos dado. Em nome de Jesus oramos e agradecemos. Amém.

Terça-feira, 22 de Fevereiro, 2011 
VERSÍCULO: “Vocês serão traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e eles entregarão alguns de vocês à morte. Todos odiarão vocês por causa do meu nome. Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá. É perseverando que vocês obterão a vida.” (Lucas 21:16-19)
PENSAMENTO: É difícil para muitos imaginarem alguém sendo odiado por causa de Jesus. A maioria dos que lêem este devocional pode pregar em qualquer esquina da cidade onde moram sem medo de represálias ou perseguição. Mas, o inimigo ainda trabalha para intimidar e oprimir os servos do Senhor. Alguns que lutam para vencer barreiras denominacionais são marginalizados, caracterizados como "traidores" das particularidades das suas igrejas. Outros que batalham contra tradições religiosas e legalismo são atacados e tratados com ódio pelos próprios irmãos. O tempo passa, mas as táticas do inimigo não mudam muito. Se você sofre por causa do nome de Jesus, seja qual for o motivo, saiba que está em boa companhia. Dos primeiros dias do Cristianismo até hoje, alguns tiveram que passar por isso e outros passarão até que o Senhor volte. Continue. Fique firme. Olhe para Jesus e tente ouvir de novo o tom urgente de encorajamento na voz dele quando ele diz "É perseverando que vocês obterão a vida eterna."
 ORAÇÃO: Nosso Grandioso Rei, somente o Senhor sabe o que seus servos têm passado por causa do nome de Jesus. Fortifique-os com todo poder. Dê paz e perseverança a eles. Ajude-os a levantarem seus olhos e a ouvirem a voz do nosso Mestre nos encorajando. Ele nos chama para uma glória que não tem comparação com qualquer coisa deste mundo. Que possamos ser fiéis até o fim. Em nome de Jesus oramos e agradecemos. Amém.

Segunda-feira, 21 de Fevereiro, 2011
 VERSÍCULO: “Mas convençam-se de uma vez de que não devem preocupar-se para se defender. Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.” (Lucas 21:14-15)
 PENSAMENTO: O ponto de Jesus não é que os discípulos ganhariam todos os argumentos contra seus adversários. Discípulos de Jesus só devem se preocupar em ganhar ou perder almas. Para isso, eles devem apenas procurar deixar Deus falar através deles. De fato, muitos zombariam do Evangelho, mesmo quando explicado com cuidado pelos discípulos. Mas, o importante é saber que a verdade estava sendo apresentada. É preciso preparar as nossas mentes com estudo da Palavra. Mas, há outro preparo que é mais importante ainda - o de confiar em Deus que Ele nos dará as palavras certas para comunicar o que é mais importante - o puro Evangelho. Diante de qualquer circunstância, ore a Deus e peça para Ele lhe guiar. O resultado pode não ser imediato, mas, a palavra do Senhor nunca retorna para ele vazia (Isa 55:11). Para a Palavra dele sair, ele só precisa de servos que confiam nele. Que você seja um deles hoje.
 ORAÇÃO: Agradecemos outra vez, Senhor, o privilégio de representar Jesus. Conceda a cada um de nós a tranqüilidade que precisamos para ouvir a voz do Senhor quando fala. Que o Espírito Santo seja nosso guia, e que possamos ter a mente de Cristo quando respondemos. Que Jesus seja visto em nossas vidas e ouvido em nossas palavras. Em nome de Jesus oramos e agradecemos. Amém.

Sábado, 19 de Fevereiro, 2011
 VERSÍCULO: Então lhes disse: “Nação se levantará contra nação, e. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu.” (Lucas 21:10-11)
 PENSAMENTO: Dizem que certa vez Albert Einstein foi visitar um famoso seismologista no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Einstein tinha um fascínio pela ciência de terremotos e fez muitas perguntas ao Dr. Geno Gutenberg enquanto andaram pelo campus do instituto. De repente, um professor interrompeu a conversa com a notícia de que estava havendo um terremoto naquele mesmo instante. Mais tarde Dr. Gutenberg lembrou que ficou tão envolvido na conversa com Einstein que ambos deixaram de notar o terremoto sacudindo a cidade de Los Angeles. Você se preocupa com eventos humanos ou distúrbios na natureza? Está ansioso sobre algo sacudindo seu mundo? Jesus nos alertou que estas coisas iam acontecer. Agora, olhe para Jesus. Fixe sua mente nele. Entre em comunhão íntima com ele e deixe seu relacionamento com ele ser o centro da sua vida. Em breve todas as preocupações e ansiedades deste mundo irão sumir e você estará na melhor companhia que pode encontrar nesta vida.
 ORAÇÃO: Santo e eterno Pai, obrigado pela tranquilidade e segurança que encontramos na presença de Jesus. Seja onde for que andemos, se Jesus estiver conosco, a caminhada será boa e a companhia do melhor. Ajude cada pessoa que ler esta oração a fixar seus pensamentos em Jesus e a seguir adiante com ele até o glorioso dia quando havemos de vê-Lo face a face. Em nome de Jesus agradecemos e oramos. Amém.

 Quinta-feira,  03 de Fevereiro, 2011
  VERSÍCULO: No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome. Vendo figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos. Então lhe disse: “Ninguém mais coma de seu fruto”. E os seus discípulos ouviram-no dizer isso. (Marcos 11:12-14 )
PENSAMENTO: A figueira foi um símbolo da corrupção e esterilidade espiritual de Israel no antigo testamento e também da chegada do juízo ao povo de Deus (Jer 8:1-13; Oseías 9:10; Joel 1:12-15; Amós 4:1-9 Miq 7:1). Embora para nós pareça cruel, Jesus usou a figueira para mostrar a conseqüência de receber bênçãos de Deus, vida, alimento e tudo que se precisa, e daí não produzir o fruto que tudo que vem de Deus deve produzir. Israel, como a figueira, tinha toda a folhagem de uma árvore saudável. No entanto, não havia o fruto de arrependimento, de santidade, de obediência e amor, e finalmente de reconhecimento e submissão ao próprio Filho de Deus. Vamos examinar nossas vidas hoje para ver se nós estamos produzindo o verdadeiro fruto do Espírito ou apenas a "folhagem" de religiosidade. Hoje mesmo, o que você colocaria perante o seu Senhor se ele lhe perguntasse qual o fruto você produziu neste dia?
 ORAÇÃO: Grandioso Deus, não queremos pensar que somos salvos por obras. Mas, também não podemos esquecer que fomos criados e destinados a servir os propósitos do nosso Senhor aqui. Ajude-nos, Pai, a produzirmos fruto digno do sacrifício de Jesus e da vida que ele deu por nós. Em nome de Jesus oramos. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário